programa
-
Suicídio: As dimensões do problema e Suicídio e as Doenças mentais e físicas;
-
Fatores sociais - Como lidar?
-
Reconhecendo os riscos de suicidio e os diferentes graus de risco;
-
Como abordar a pessoa sob risco de suicídio;
-
Minimizando os riscos;
-
Como fazer o encaminhando da pessoa com risco?
-
O que fazer e o que não fazer?
OBJETIVO
Compreender melhor as questões relacionadas com o suicídio e a automutilação, conhecer o risco de suicídio nos educandos dos Serviços e saber o que fazer e o que não fazer diante do risco de suicídio.
METODOLOGIA
A capacitação se configurará por meio de uma comunidade de aprendizagem. A exposição dos conteúdos será dialogada e terá como base documentação recente sobre suicídio entre jovens, bem como os resultados de estudos sobre automutilação e suicídio.
público alvo
Educadores, cuidadores, coordenadores, gestores, conselheiros, equipe técnica dos serviços sociais e demais interessados no tema.
DESENVOLVIMENTO
Duração: 12 horas.
Material didático e certificado via e-mail para os participantes.
CONSULTORA ESPECIALISTA
Maria Fernanda de Moura Reais
Mestra em Educação (USP) e graduada em Cinema (FAAP) e Filosofia (USP). Especialista em psicologia, educação e psicanálise. É membro de grupo de pesquisa sobre Filosofia, Linguagem e Educação na FEUSP. Tem livros publicados na área de comunicação e educação. Tem experiência em projetos sociais na área educacional. Atua como professora de Filosofia, Sociologia e Comunicação, além de trabalhar com formação de professores na área de jogos, violência, sexualidade e aprimoramento da aprendizagem.